terça-feira, 31 de março de 2009

Sistema de Gestão: Teoria e prática

Tive a oportunidade de participar do Curso de Estruturação de Gestão - Critérios Rumo à excelência.
A todo instante nos deparamos com empresas que possuem certificação de qualidade, seja ela no produto, processo, relação com meio ambiente, segurança do trabalhador, enfim, as organizações estão atentando cada vez mais para malhorar seu gerenciamento, transmitir uma boa imagem social e reduzir custos. Esses critérios, embora aparentem ser complexos e dificultosos, se sustentam nos seguistes critérios básicos:
- Planejamento;
- Organização;
- Direção;
- Controle.
Essa é a essência de uma estrutura que pode conduzir a empresa ao sucesso ou ao fracasso. E seus gestores, será que são aplicados nisso? Qual os desdobramentos econômicos de uma organização afinada nesses quesitos?
As estatísticas revelam um alto índice de falência e pela nossa própria observação do mercado, o amadorismo impera. Encontramos: ou muita burocracia ou muita bagunça, e, outras poucas excelentes.
É importante ressaltar que para esses ingredientes resultem em um sistema eficiente, é necessário muita transpiração, afinal, a boa vontade esbarra na mínima disponibilidade de recursos econômicos.
Nesse cenário, entra o pensamento sistêmico, a visão holística, capaz de conduzir a movimentação correta das inúmeras peças, montar o quebra-cabeça, que, por vezes, insiste em não encaixar.
Deve-se levar em consideração que o tempo é mínimo e pegar a peça errada pode custar caro. Acredito que, de tudo isso, o importante é a auto-análise periódica da empresa, permitindo melhorías contínuas, otimizando o sistema para fazer frente a um mercado impiedoso.

Um comentário:

  1. ... parabens vc escreve muito bem... irei recomendar... bjus Robgol... Sucesso.

    ResponderExcluir