terça-feira, 31 de março de 2009

Qual o significado do símbolo de Economia?


A idéia que tenho dos símbolos é de algo simples, para fácil identificação de uma marca, objeto, conteúdo, profissão...
O símbolo de economia parece um emaranhado de coisas! E se isso não bastasse, para saber seu significado temos (tive) que recorrer ao dicionário.
Por outro lado, a economia é uma área do conhecimento com grau de complexidade considerável e o símbolo denota bem isso, integrando desde elemento mitológico à engrenagem industrial. Nada mal... Vale a pena dar uma conferida no site da COFECON: http://www.cofecon.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=34
PRIMEIRO CONJUNTO
I - Folha de acanto: Posto que acoimada (acusa?) de ser planta exótica, lembra, entretanto, uma época de notável fulgor histórico - a arte helênica. A beleza de seu limbo conferiu-lhe o poder da imortalidade, através do censo estético de Calimico (no dicionário que pesquisei não tinha).
II - Globo: o Universo, o Mundo Significado do primeiro conjunto: A administração universal. A Ciência da Administração, abrangendo a todo o mundo. A Ciência Universal. SEGUNDO CONJUNTO I - Cornucópia (corno mitológico, símbolo da abundância; vaso, em forma de corno, cheio de flores e frutos.): Fortuna, Riqueza, Economia, Fartura, Abundância. II - Roda Dentada: A Indústria, estágio mais adiantado da civilização contemporânea.Significado do segundo conjunto: A indústria como geradora da riqueza. A Economia povos. A abundância decorrente do trabalho industrial. O processo indefinito da máquina como processo civilizador e propulsor do progresso.
Dicionário disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário